segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Tortilha ou Fritada Espanhola

Ja tentei fazer varias receitas de Tortilla. Ainda não tinha acertado nenhuma. E pra falar a verdade acho que ainda não acertei na aparência. O sabor dessa aqui ficou perfeito, mas a aparência deixou um pouco a desejar.

Essa receita aqui eu peguei do livro de receitas da Dona Benta, lá eles chamam de Fritada Espanhola de Batatas.


"
Ingredientes:
- 1 quilo de batatas
- Meia xícara de azeite de oliva
- 2 cebolas grandes fatiadas finamente
- 6 ovos
- Pimenta do reino e sal à gosto

Descasque as batatas e corte-as em fatias finas, tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça um quarto da xícara de azeite em uma frigideira anti-aderente, coloque as batatas e deixe em fogo médio ate que estejam douradas e crocantes.

Em outra frigideira, doure lentamente as cebolas com 3 colheres de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

Em uma tigela bata os ovos e tempere também com sal e pimenta. Acrescente as cebolas reservadas. Escorra as batatas com uma escumadeira e misture-as delicadamente aos ovos.

Limpe a frigideira antiaderente e acrescente 3 colheres de azeite de oliva, acrescente a mistura de batatas e coloque em fogo baixo para dourar a parte inferior (cerca de 10 minutos). Deslize a fritada sobre um prato maior do que a frigideira, cubra com a frigideira e vire, como se fosse uma omelete. Deixe dourar novamente cerca de 5 minutos. Sirva morna como entrada ou com salada.
"

domingo, fevereiro 02, 2014

Mingau de aveia com frutas


Café da manhã, eu com bastante fome e vontade de comer alguma coisa diferente. Lembrei do mingau de aveia, "comfort food".

Piquei morango e pêssego, coloquei 2 colheres de sopa de aveia numa mini frigideira, um pouco de água, os pêssegos e os morangos, fervi tudo um pouquinho deixando o suco das frutas se misturar bem com a aveia.

Simples assim, fácil, rápido saudável, mata a fome e ficou uma delícia!!!

Essa receita fica otina no inverno, no verãozão fica mais difícil comer mingau quente.



sábado, fevereiro 01, 2014

Para limpar frutas e verduras


Eu não sabia, descobri a pouco tempo que os postos de saúde municipais, da cidade de São Paulo, distribuem gratuitamente essa mistura de água e hipoclorito para limpeza de frutas e verduras.

Antes dessa descoberta eu lavava minhas frutas com vinagre, embora já tivesse lido em vários lugares que só o vinagre não é eficaz para matar bactérias.

Para solicitar, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e pedir.

Fiquei muito feliz com a descoberta!! :)