sábado, outubro 22, 2011

TESTADO E APROVADO - Bolo de Fubá do Panelaterapia



Eu já fiz 3 ou 4 receitas de bolo de fubá e ainda não tinha achado uma perfeitinha para mim e marido! Ainda não achei. Mas esta daqui, que peguei no Panelaterapia é a que mais se aproxima. Ficou fofinho, leve, gostoso....só faltou um pouquinho de erva doce e açúcar!

Aí está a receita igualzinha a Tati publicou:

Bolo de FUBÁ do Panelaterapia.com.br
Comece ligando o forno em 200º, enquanto isso, junte no copo do "liqui":
3 ovos;
2 xícaras de fubá;
1 xícara de farinha de trigo;
2/3 de xícara de óleo;
2 xícaras de leite;
1 e 1/2 xícara de açúcar.


Bata bem, junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata mais um pouquinho só para misturar (dizem que o fermento não pode ser batido demais senão perde suas propriedades, então, quem sou eu p/ duvidar né?).


Coloque em forma untada com óleo e enfarinhada e leve ao forno até a superfície dourar. Como cada forno tem suas peculiaridades, para saber quando está pronto faça o teste enfiando uma faquinha de ponta ou palito de dente, se sair limpo, pode tirar do forno. Esse papo de que não pode abrir o forno só vale para os primeiros 25 minutos após ter colocado o bolo p/ assar, depois disso pode abrir que não danifica o bolo.


bjs,

quinta-feira, outubro 20, 2011

Caixa de Leite de 500ml



Olha que achado (minha mãe achou e me mostrou!).

Caixa de leite com 500ml. É uma mão na roda para mim.
Eu não tomo leite, só uso nas receitas mesmo, daí tinha que comprar a caixa de um litro e desperdiçar o que sobrasse, ou congelar. Agora, com essa caixa de 500ml o desperdício desaparece ou é quase nulo!

Adorei a novidade!

terça-feira, outubro 18, 2011

Crème Brûlée à la vanille Bourbon






Crème Brûlée à la vanille Bourbon


Aprendi a fazer o Crème Brûlée na aula de culinária com o Cuisine des Amis. Não imaginei que seria tão fácil! Foi fácil e rápido, aliás. E que sobremesa gostos.....ai ai ai, quero um repeteco.

O único porém, é que o ideal é ter um maçarico culinário para finalizar a receita, e nem todo mundo tem isso em casa.

Ingredientes:
- 6 gemas;
- ½ xícara de chá de açúcar;
- 500ml de creme de leite fresco;
- 1 fava de baunilha ou 1 e ½ colher de chá de essência de baunilha;
Açúcar normal + mascavo para caramelizar.

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 160C (temperatura média-baixa).

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes dentro da panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo até começar a ferver.

Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar com um fuet (batedor de arame) até clarear. Junte o creme de leite lentamente, sem parar de bater. Coe o preparado e distribua-o em seis ramekins (tigelinhas refratárias). Deixe descansar por 20 minutos.

Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular e preencha a assadeira com 1 cm de água, para assar em banho-maria. Deixe assar por cerca de 30 minutos.

Espere até que estejam firmes. Retire do forno e deixe esfriar completamente, depois leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

No momento de servir, polvilhe o açúcar sobre toda a superfície do creme. Usando um maçarico, queime o açúcar até formar uma crosta caramelizada. Sirva imediatamente.

sábado, outubro 15, 2011

Revista Sabores diVino


Ganhei várias edições desta revista DiVINO para conhecer!

Gostei bastante, embora eu não conheça nada de vinhos.

E exatamente por isso, para mim a melhor sessão da revista são as dicas de harmonização. Afinal de contas, não é todo mundo que sabe escolher a melhor combinação entre vinho e prato.

Mas existem diversas outras sessões interessantes, a próxima vez que eu for comprar um vinho, com certeza vou pegar indicações na revista!

Vale a pena você ir no site deles conferir!

Fica a dica!

bjs,

segunda-feira, outubro 03, 2011

Como fazer um bolo bem fofinho!!

Cada bolo é um bolo.....as receitas são diferentes e existem MI-LHA-RES de receitas de bolo, muffin e cupcakes por aí para nós experimentarmos.

Mas, algumas dicas servem para deixar qualquer um dos seus bolos mais macios, aerados e leves. Eu uso essas dicas mesmo e apesar da receita original não pedir e sempre deu certo!

1) Batar as claras em neve: sempre que a receita contenha ovos, mesmo que ela não especifique, eu separo as claras da gemas e bato as claras em neve. Funciona sempre. O bolo fica muito mais aerado, fofo e levinho.

2) Colocar o fermento sempre por último: .mesmo que a receita especifique outra ordem.

3) Misturar o fermento sempre à mão: nunca bater o fermento na batedeira ou liquidificador.

4) Peneirar os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó, etc)

5) Adicionar uma colher de chá de Bicarbonado de sódio

6) Adicionar uma pitadinha de sal na massa.

Ficam as dicas!!


bjs,

sábado, outubro 01, 2011

Marinada - para temperar carnes




Aprendi a fazer uma marinada para temperar carnes, que ficou uma delícia. Quem ensinou foi a chef Paula do LE CUISINE DES AMIS, eu super indico o trabalho dela!

A receita é simples. Você vai precisar de:
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 100 ml de vinho do Porto
- 100 ml de vinho tinto
- 2 dentes de alho
- 1 bouquet garni (1 folha de alho poró, 2 folhas de louro, 1 ramo de tomilho)
- sal e pimenta a gosto.

Como preparar:
Lave a cenoura e corta-a grosseiramente.
Descasque e corte a cebola.
Faça uma marinada com o vindo do porto, os temperos do bouquet garni, o alho amassado sem casca, a cebola e a cenoura. Coloque a carne nesta marinada e deixa por 1 hora na geladeira.

Voê pode usar a marinada somente para temperar a carne, e descartá-la. Ou você pode fazer um molho com a marinada para colocar no prato também.

Para fazer o molho:
Despeje a marinada na mesma frigideira em que você fez a carne e deixe cozinhando em fogo médio até reduzir o vinho pela metade. Coe o molho e volte para a frigideira por mais alguns minutos.
Despeje o molho por cima da carne quando for servir.

Fica assim:



Muito bom!!