sexta-feira, janeiro 28, 2011

Sanduíche de Forno (carne moída e milho)

Olá!!! Está chegando o final de semana e eu espero que o de vocês seja maravilhoso.

Hoje eu ía postar uma receita de bolo de banana, mas decidi mudar quando uma amiga minha (que acompanha aqui o blog e que come várias coisas do que eu faço) me perguntou: "Quando você vai começar a postar receitas salgadas, hein, Alaís Formiga?"....aff.

Eu cozinho salgados sim, mas eu acho os doces tão mais atraentes....heheheheh.
Mas hoje resolvi postar uma receita de sandwiche de forno, eu fiz para jantar outro dia e ficou maravilhosa!!! É um prato mais leve e diferente de um simples sandwiche. A mistura da pimenta com o leite dá um toque todo especial ao prato!



Vamos aos ingredientes:
1 pacotes de pão de forma sem casca
1 copo de requeijão
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
300g de carne moída
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas (eu não coloquei pq não gosto de azeitonas!)
1 lata de milho
1 lata de molho de tomate pronto
sal e molho de pimenta a gosto (eu sugiro colocar um pouco mais de pimenta do que você está acostumada, depois a cobertura realça o sabor da pimenta, mas tira o ardido!)
1 colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
1 xícara (chá) de água

Cobertura:
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o óleo e junte o alho e a cebola. Junte a carne e o restante dos ingredientes, mexendo até engrossar. Reserve. Num refratario, monte camadas de pão, requeijão e de carne refogada. Reserve novamente. Bata no liquidificador os ingredientes de cobertura. Despeje sobre o pão reservado e leve ao forno pré - aquecido até gratinar. Sirva quente.








Para congelar, embale e leve ao freezer (choque térmico antes de embalar) duração 3 meses.

Eu peguei essa receita na TVCulinária, na Gazeta e está aprovadíssima!!!

bjs,

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Cheesecake!

Qual seu prato favorito??
Tá, eu sei que a maioria de vocês gosta de cozinhar. E gosta de variar bastante as receitas. Mas sempre tem aquela receita que é a sua favorita, não tem? Qual é a sua??

A minha é um prato, na verdade, não uma receita em especial. Eu adoro cheesecake. Não uma receita em especial, tenho quatro receitas de cheesecake no meu caderninho Cada uma tem seus pontos fortes.....e eu faço dependendo do que quero no momento. Tem uma que é com ricota mesmo, já postei AQUI, ela é mais pesada, menos amantegada e tem mais sabor de queijo mesmo e você pode colocar uma calda bem doce encima, fica ótimo.

Agora essa que segue já diferente, mais leve, mais cremosa, e mais amantegada também. Não leva queijo em si, leva só creamcheese. E o ideal é colocar uma calda um pouco mais cítrica.....

Olhem que lindo que ficou:


Ingredientes massa da base:
- 01 pacote de bolacha maizena
- 4 colheres de sopa de margarina

Ingredientes creme:
- 4 potes de creamcheese (você pode usar light se quiser, afinal, não é só pq a conta está negativa que você vai continuar gastando né?)
- 1 lata de leite condensado (pode usar light também, se quiser)
- 4 ovos passados na peneira
- 1/2 xícara de açúcar (pode ser adoçante para fogão, mas daí você coloca 1/4 xícara)
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Para a massa, bata a bolacha maizena no liquidificador até conseguir uma farofa. Misture a margarina nessa farofa com a mão. Espalhe essa mistura pelo fundo e laterais de uma forma de fundo removível. Leve ao forno baixo por 5 minutos só.

Retire a forma e mantenha o forno ligado à aproximadamente 190.C, enquanto você faz a massa.

Para o creme, bata o creamcheese, açúcar, baunilha e o leite condensado no liquidificador e por último adicione os ovos peneirados. Bata bastante, eu deixei uns 15 minutos.

Coloque o recheio na forma. Assa por aproximadamente 50 minutos ou até você colocar o palitinho e sair cremoso e a superfície ficar douradinha.

Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas.

Sirva com uma geléia por cima, pode ser de framboesa, morango, frutas vermelhas, pode até ser goiabada derretinha com um pouquinho de água (eu adoro com goiabada!) ou doce de leite!

Pronto. Aí está meu prato favorito! Me conta qual o seu!!



bjs,

terça-feira, janeiro 25, 2011

Torta Mousse de Chocolate

Mais uma receitinha de um doce que eu adoro!! Dessa vez é a Torta Mousse de Chocolate. Fiz essa receita na casa da minha mãe, durante as férias. As vantagens da receita é que leva poucos ingredientes, é rápida e geladinha!!


Os ingredientes para a massa são:
- 1 pacote de bolacha maizena
- 3 colheres de sopa de margarina

Os ingredientes do mousse:
- 1 lata de creme de leite
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 tablete de chocolate meio amargo (180g)
- 3 claras em neve

Para fazer a massa você faz uma farinha de bolacha maizena. Eu coloco o pacote todo do liquidificador e bato até virar farinha. Misture essa farinha com a margarina, com os dedos. Coloque a mistura numa forma com fundo removível, apertando bem e cobrindo as laderais também. Assim:



Leve essa massa para assar por 10 minutos em fogo médio (200C). Retire e reserve.

Para fazer o mousse você derreta o chocolate meio amargo picado em banho maria. Adicione o creme de leite e misture bem. Tire do fogo e reserve.




Em outra vasilha, bata as claras em neve, adicione o açúcar e continue mexendo até virar um merengue. Misture à preparação de chocolate. Quando obtiver uma massa homogênea despeja-a sobre a massa de bolacha maizena.

Leve à geladeira por pelo menos quatro horas. Desenforme e decore com raspas de chocolate, se quiser. Sirva geladinha!!






quinta-feira, janeiro 20, 2011

Petit Gateau


Gente, petit gateau é UMA das sobremesas preferidas aqui em casa. Daí em descobri que uma amiga minha tinha uma receita ótima: deliciosa e fácil.

Ela me ensinou com TODA a paciência. Fez até duas receitas pra ter certeza que ía dar pra todo mundo que queria experimentar.

Aí está a receitinha!
Obrigada Jaque e Carol!!!!!!

Ingredientes:
- 1 barra de chocolate amargo
- 150g de manteiga tablete
- 2 gemas
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de farinha de trigo

Preparo:
IMPORTANTE: Todo o preparo é em banho maria
Derreta a manteiga, quando estiver bem líquida acrescente o chocolate, mexa bem. Acrescente as gemas, mistura bem. Acrescente os ovos, e misture bem novamente. Adicione o açúcar e mexa mais um pouco. Quando estiver tudo bem misturado você acrescenta a farinha de trigo e mexa mais um pouco.



Unte as forminhas de petit gateau com manteiga e farinha. Preencha as forminhas com a massa pronta.

Coloque as forminhas no forno alto por 8 minutos.

Desenforme o petit gateau já no prato em que vai servir. Sirva com sorvete de creme.

Viu como é fácil!!



Dica: você também pode congelar, se quiser. Congele os bolinhos na própria forminha. Depois é só deixar dois minutinhos no forno, para descongelar, ou colocar no microondas.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Teresópolis

Olá. Normalmente eu não gosto de postar notícias de tragédia ou solicitando caridade. Eu acredito que cada um tem um coração e cada um sabe e quer ajudar o outro como quer e como pode, sem ficar fazendo alerde sobre.

MAS a situação no Rio de Janeiro está muito desesperadora.....não tem como não ficar chocado e querer falar do assunto. Acabei de descobrir que um amigo meu perdeu o tio e as sobrinhas num deslizamento de terra em Teresópolis.....

Fiquei sabendo que a prefeitura de Teresópolis está enfrentando dificuldades para receber os donativos, pois as estradas estão intransitáveis e as pessoas estão sem água lá. Funcionários da defesa civil da cidade estão abrigando pessoas nas suas próprias casa.
A secretaria de defesa civil da cidade abriu uma conta para receber doações e comprar os mantimentos lá mesmo. Assim que eles me passarem o número da conta eu divulgo aqui. Enquanto isso, aí embaixo estão outras formas de ajudar.

EM TERESÓPOLIS:

Ginásio Esportivo Pedro Jahara, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211, no centro da cidade. Também podem ser entregues doações na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na avenida Alberto Torres, em frente ao Hospital São José, no bairro do Alto.

A prefeitura da cidade também abriu uma conta bancária no Banco do Brasil, onde a população pode fazer doações em dinheiro, de qualquer valor. Com o nome "SOS Teresópolis - Donativos", ela está disponível na agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 110000-9

EM PETRÓPOLIS:

Centro de Cidadania de Itaipava, na estrada União da Indústria; na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas; e na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania, na rua Aureliano Coutinho, 81, no centro da cidade.

NO RIO DE JANEIRO:

Viva Rio O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos (roupas e mantimentos) para a região serrana. As doações podem ser feitas na sede da ONG, na rua do Russel, 76, no bairro Glória, no Rio de Janeiro. Para maiores informações, o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha no Brasil informou que recebe doações de alimentos, materiais de higiente pessoal e produtos de limpeza nas unidades do Rio de Janeiro (Praça Cruz Vermelha, 1012, centro) e de Nova Iguaçu (na rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na rua Alberto Cocoza, 86, no centro)

Polícia Militar

A partir desta quinta-feira, todos os batalhões da Polícia Militar do Estado irão receber doações para as vítimas das chuvas. O material arrecadado será encaminhado ao 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói, de onde será enviado para as áreas afetadas. A PM recomenda que sejam doados água mineral, alimentos e material de higiene.

Ministério Público

O Ministério Público do Rio de Janeiro recebe doações na portaria do edifício-sede do MPRJ, na avenida Marechal Câmara, 370, no centro do Rio. A coleta é feita no período das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os donativos serão encaminhadas à Defesa Civil do Estado para serem distribuídas às vítimas das enchentes.

Metrô

O Metrô Rio informou que recolhe, a partir de sexta-feira, donativos para as vítimas das chuvas, em parceria com a ONG Viva Rio. A coleta será feita em 11 estações das Linhas 1 e 2: Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos. Poderão ser doados até o dia 11 de fevereiro água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.

Rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também vai receber donativos a partir desta quinta-feira em postos montados nas principais rodovias da região. Dois postos irão funcionar 24 horas, no km 269 da BR-101, no trecho de Casemiro de Abreu, e na BR-101, no pedágio da Rio-Magé.

Outros três postos devem funcionar das 8h às 17h, no km 109 da rodovia Washington Luís, e na Presidente Dutra, no km 133, próximo ao pedágio, e no km 227. Os donativos arrecadados serão entregues à Cruz Vermelha, que fará a distribuição.

Bancos

O Banco Bradesco abriu uma conta uma conta corrente para receber doações em solidariedade às vítimas das enchentes que afetaram a região serrana do Rio de Janeiro. O fundo tem como nome do beneficiário "Fundo Estadual da Assistência Social" e está disponível na agência 6570-6 e conta corrente 2011-7.

A Caixa Econômica Federal também abriu uma conta corrente para ajudar as vítimas das chuvas no estado do Rio de Janeiro. As doações aos moradores das regiões em estado de emergência podem ser feitas na conta da Defesa Civil do Rio de Janeiro, número 2011-0, agência 0199, operação 006.

Supermercados

O grupo Pão de Açúcar montou postos de coletas de donativos nas 100 lojas da rede no Rio de Janeiro. As doações podem ser feitas nos supermercados Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas, Extra Supermercados e Assaí. De acordo com a assessoria do grupo, o material será recolhido até o dia 26 de janeiro.


Shoppings

O grupo Aliansce do Rio de Janeiro disponibilizou caixas de coleta de doações do Programa Aliansce Solidária, distribuídas nos shoppings Leblon, Via Parque, Grande Rio, Caxias, Bangu, Carioca, Passeio e Santa Cruz. O Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, também recebe doações para os desabrigados das chuvas da região serrana. Serão recolhidos agasalhos, colchonetes, alimentos não perecíveis, água mineral e material de higiene pessoal.

Flamengo

O Flamengo recebe donativos na sede do Clube, na Gávea, no Rio.

Doação de sangue

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HemoRio) solicita que a população doe sangue para atender as vítimas das chuvas. A doação pode ser feita na sede do instituto, na rua Frei Caneca, 8, na região central da cidade do Rio de Janeiro.


Volta Redonda

As cidades de Três Rios, Sapucaia e Areal, que também sofreram com as chuvas desta semana que atingiram a Região Serrana do estado, receberão donativos conseguidos pela Cruz Vermelha de Volta Redonda.

Sesc/Senac e Fecomércio

As unidades do Sesc Rio e Senac Rio e a sede do Sistema Fecomércio estão coletando água mineral, alimento não-perecível, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene pessoal e colchões para as vítimas.

As unidades do Sesc receberão as doações de terça a domingo, das 9h às 17h.

Fecomércio-RJ - Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, de segunda a sexta, das 9h às 18hrs

Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160

SescTijuca – Rua Barão de Mesquita, 539

Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38

Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara , 90

Sesc São Gonçalo – Avenida Presidente Kennedy, 755

Sesc Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro

Sesc São João de Meriti – Avenida Automóvel Clube, 66 –

Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá

Sesc Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 – Centro

Sesc Quitandinha (Petrópolis) – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

As unidades do Senac Rio receberão as doações de segunda a sexta, das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 12h.

Niterói – Rua Almirante Teffé, 680 – Centro

Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45

Marapendi – Avenida das Américas, 3959 – Barra da Tijuca


Faculdade Senac Rio – Rua Santa Luzia, 735 – Centro

Botafogo – Rua Bambina, 107

CNBB - ajuda para TODA A REGIÃO SUDESTE AFETADA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas de toda a região sudeste. Batizada SOS Sudeste, ela irá recolher dinheiro por meio de duas contas correntes: Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003, Caixa Econômica Federal e Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil.

Para quem for de PORTO ALEGRE:

A Defesa Civil do Estado montou um posto permanente de recebimento de doações no Armazém 7 do Cais do Porto, em Porto Alegre. Além das doações no Cais do Porto, quem quiser ajudar pode ligar para o 199 ou para (51) 3210-4219.


Para ajudar os Desabrigados em São Paulo

Os donativos podem ser entregues no posto da Cruz Vermelha localizado na Avenida Moreira Guimarães, 699, em Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entre os alimentos, a Cruz Vermelha espera receber aqueles de fácil preparo, como feijão, arroz e macarrão. Biscoitos e água também são sempre bem-vindos. Eles também pedem leite em caixinha porque o leite em pó exige o preparo com água, e esta pode estar contaminada.Quem quiser doar itens de higiene pessoal pode levar sabão, sabonete, fraldas e papel higiênico. A Defesa Civil de municípios como Mauá, no ABC, e São José dos Campos farão a retirada dos donativos.


Em Atibaia, a 64 km da capital paulista, o Fundo Social de Solidariedade recebe doações para as vítimas da enchente. A prefeitura decretou nesta terça-feira (11) situação de emergência no município. O decreto deve vigorar por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias. Em apenas cinco horas, entre segunda e terça-feira, choveu na cidade mais da metade da chuva esperada para o mês de janeiro. As famílias precisam de água, leite, bolacha, achocolatado, café, material de limpeza (água sanitária e sabão em pó), material de higiene pessoal (xampu, sabonete, creme dental, escova de dente e papel higiênico), pano de chão, rodo e vassoura. As doações deverão ser entregues na Rua Adolfo André, 1.055, no Centro de Atibaia.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Bolo ZEBRINHA

   
Olha o bolo de zebrinha que eu aprendi a fazer! É a coisa mais fácil e você nem precisa confeitar depois, se não quiser!! Primeiro você faz uma massa de bolo branco, eu fiz com o bolo de claras, que já postei AQUI.

Quando a massa do bolo branco estiver pronta, você divide essa massa em duas partes. Reserve uma das partes. À outra parte adicione duas colheres cheias de chocolate em pó, bata mais um pouquinho para misturar direito.

O segredo do bolo zebrinha é não ter pressa para colocar a massa na forma. Você coloca três colheres de massa marron:

Depois coloca mais três colheres da massa branca, bem no centro da massa marron.


Depois mais três colheres da massa marron, bem no meio da massa branca.


E de três em três colheres você vai preenchendo a forma toda.





É IMPORTANTÍSSIMO não se apressar e querer sacudir a forma para ir mais rápido.....fica tranquila que o efeito fica lindo depois.

Olha o bolo depois de assado:



DICA 1: você pode fazer o mesmo efeito, com três cores. Basta dividir a massa em três partes, deixar a primeira parte branca mesmo, colocar chocolate em pó na segunda parte e colocar quick (pó de morango) na terceira parte. E daí, você vai colocando três colheres de cada cor por vez.

Dica 2: Dá pra fazer cheesecake com esse efeito também, basta adicionar chocolate em metade da massa de cheesecake, fica uma delícia.

Espero que gostem!!!


segunda-feira, janeiro 10, 2011

UM ÓTIMO 2011 PRA TODOS NÓS!!!


Olá lindonas e lindões!
Eu estava em férias TOTAL até hoje....fui tomar sol, não acessei nem o blog, nem emails, nem twitter, nada! E relaxei horrores!!
Agoro volto renovada para o mundo virtual desejando a todos vocês um ÓTIMO 2011. Cheio de muita felicidade, paz, sabedoria e realizações....que todos tenham um ano lindo e memorável!!

Foto: brasilescola.com