terça-feira, outubro 18, 2011

Crème Brûlée à la vanille Bourbon






Crème Brûlée à la vanille Bourbon


Aprendi a fazer o Crème Brûlée na aula de culinária com o Cuisine des Amis. Não imaginei que seria tão fácil! Foi fácil e rápido, aliás. E que sobremesa gostos.....ai ai ai, quero um repeteco.

O único porém, é que o ideal é ter um maçarico culinário para finalizar a receita, e nem todo mundo tem isso em casa.

Ingredientes:
- 6 gemas;
- ½ xícara de chá de açúcar;
- 500ml de creme de leite fresco;
- 1 fava de baunilha ou 1 e ½ colher de chá de essência de baunilha;
Açúcar normal + mascavo para caramelizar.

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 160C (temperatura média-baixa).

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes dentro da panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo até começar a ferver.

Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar com um fuet (batedor de arame) até clarear. Junte o creme de leite lentamente, sem parar de bater. Coe o preparado e distribua-o em seis ramekins (tigelinhas refratárias). Deixe descansar por 20 minutos.

Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular e preencha a assadeira com 1 cm de água, para assar em banho-maria. Deixe assar por cerca de 30 minutos.

Espere até que estejam firmes. Retire do forno e deixe esfriar completamente, depois leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

No momento de servir, polvilhe o açúcar sobre toda a superfície do creme. Usando um maçarico, queime o açúcar até formar uma crosta caramelizada. Sirva imediatamente.

2 comentários:

Olá

Vou adorar receber seus comentários sobre o post!

bjs,