terça-feira, agosto 31, 2010

Mousse de Chocolate Preto e Chocolate Branco

Bora fazer esse Mousse de Chocolate Bicolor!



Numa das minhas viagens eu estava matando tempo na livraria do aeroporto, esperando o horário do voo, e esbarrei com um livro chamado "Porque as mulheres francesas não engordam". Óbvio que fiquei curiosa....as francesas tem uma das melhores culinárias no mundo, pelo menos uma das mais famosas, e ainda assim, estão, geralmente, em forma.

Comprei o livro um tempo depois e gostei bastante. Quem escreveu foi uma francesa que mora atualmente nos EUA, ela se chama Mireille Guiliano e é representante de uma marca de vinhos.

Entre os vários capítulos sobre a cultura e culinária das francesas, ela coloca algumas dicas de receitas. Eu adorei esse mousse de chocolate que ela sugere. O mousse fica bem levinho, docinho mais não muito, e é fácil de preparar.

Essa é a carinha do livro:


Então aí está a receita do Mousse de Chocolate Preto e Chocolate Branco! Na verdade a autora sugere somente o mousse escuro, mas eu misturo duas receitas pra fazer bicolor.
Você pode fazer uma só, se quiser.

Para o Mousse de Chocolate Branco você vai precisar de 5 claras, 3 gemas, 120g de chocolate branco e 1 colher (sopa) de açúcar. (Olha eu fazendo propaganda do Laka!)




Derreta as 120g de chocolate branco em banho maria. Você pode derreter no fogo ou no microondas, o resultado é o mesmo.




Pegue os cinco ovos e separe as gemas das claras. Para essa receita você vai precisar de 5 gemas e somente 3 claras.



Ao chocolate derretido você acrescenta três gemas, uma de cada vez, e mexa (reserve as claras, por enquanto). Coloque mais uma colher (sopa) de açúcar e mexa até ficar uma massa homogênea.


Reserve essa massa.

Agora bata as 5 claras em ponto de neve.
Misture a massa de chocolate com as claras em neve delicadamente.


A massa vai ficar assim, e já está pronta.



Coloque no recipiente que você preferir (eu utilizei taças), cubra com filme PVC e leva à geladeira por, pelo menos, 4 horas.



Agora faça a mesma receita, só que trocando os 120g de chocolate branco por 120g de chocolate meio amargo.

Coloque por cima do mousse de chocolate branco, depois que ele já estiver mais firme.

Olha que linda que fica a taça!!! Aproveite!!!




Resumindo
Mousse de Chocolate Preto:
Ingredientes:
- 120g de chocolate meio amargo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 3 gemas
- 5 claras

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho maria.
Adicione as 3 gemas, aos poucos e a colher de açucar. Reserve.
Bata as 5 claras em neve.
Misture a massa de chocolate às claras em neve delicadamente.
Coloque em recipientes individuais e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.


sábado, agosto 28, 2010

Bolo de Microondas

Outro dia de recebi, por email, quatro receitas de bolo de caneca para fazer no microondas. Sabe aquela receita rapidinha, que você faz quando está mofando em casa, e bate aquela vontade de comer algum docinho....então a receita é pra esse momento. No email que eu recebi não dizia de quem era a receita, mas as fotos eram de Bruno Gabrielli (nem conheço a pessoa, mas achei melhor colocar a fonte!).

Das quatro receitas no email, duas eram de chocolate, uma de bolo de laranja e outra de bolo de fubá. Como meu vizinho ama bolo de laranja, chamei ele para degustar o experimento também.

O bolo de caneca de laranja feito no microondas foi um desastre total.....eu até tentei tirar fotos para mostrar à vocês...mas só saia a caneca na imagem, pq o bolo murchou e ficou muito massudo!

Aff......é frustante quando você está esperando sair um bolo lindinho e aparece uma borrachinha na sua frente! hehehe Eu nem vou postar aqui a receita dele.

MAS, o bolo de chocolate feito no microondas ficou melhor. Esse dá pra postar aqui como faz. De qualquer forma, eu ainda acredito que nada substitui um bolo de chocolate de forno, feito direitinho, sem pressa, com uma boa cobertura por cima. :)

Fazer o Bolo de Chocolate de Microondas é simples e fica assim:


Pegue uma caneca com capacidade para, no mínimo 200mil, e apropriado para uso em microondas. Evite recipientes de plástico e nunca coloque metais no seu microondas.

Coloque 1 ovo inteiro e bata com um garfo.



Adicione 3 colheres (sopa) de óleo, 4 colheres (sopa) rasas de açúcar, 4 colheres (sopa) de leite e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e mexa.

Aqui tem uma dica. Eu troquei o leite por yakult, isso porque eu raramente tomo leite, e abrir uma caixa com 1litro de leite para usar 4 colheres seria um disperdício total. Minha mãe também troca o leite por yorgurte sem sabor, mais líquido, quando ela faz bolo...funciona direitinho.

Sua mistura vai ficar assim, bem líquida:



Adicione 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (café) de fermento, aos poucos, na massa. Daí a mistura já fica mais consistente.

Em seguida, leve ao microondas durante 3 minutos na potência máxima.

A massa vai crescer, mas normalmente não vasa da caneca.

E pronto, aí está sua sobremesa, em 4 minutinhos, com ingredientes que normalmente já estão em casa!




Fácil né?

Tem ainda uma sugestão de cobertura, também no microondas!

Ingredientes:

· 1 ovo pequeno
· 4 colheres (sopa) de leite
· 3 colheres (sopa) de óleo
· 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
· 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
· 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
· 1 colher (café) de fermento em pó

Preparo:
Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate em pó e mexa. Incorpore a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao microondas durante três minutos na potência máxima.

Cobertura:
· 2 colheres (sopa) de leite

· 1 colher (chá) de manteiga
· 1 colher (sopa) rasa de chocolate
· Granulado colorido a gosto
Junte todos os ingredientes e ponha no microondas por 30 segundos, também na potência máxima. Despeje no bolo ainda quente e polvilhe o granulado.

 
 
Agora, só pra terminar o post, vou colocar uma fotinho dos mini cupcakes que uma amiga do trabalho levou para nós comermos depois do almoço. Olha que GRAÇA!!

Esses foram feitos no forno mesmo, com tempo e com dedicação!

Esses Cupcakes de forno você pode fazer com massa de bolo mesmo, colocando em forminhas pequenas de papel, o cupcake assa no papel mesmo.....depois coloco uma receita de cupcake de forno!!


quarta-feira, agosto 25, 2010

Agora, como servir seu sorvete de banana!!

Pronto. Depois que você tiver preparado o sorvete de banana está na hora de aprender como servi-lo. Faça igualzinho o vídeo. :)


(Fonte: peguei no youtube, um japonês postou sua tentativa de tomar Maras Ice Cream em Istanbul)

segunda-feira, agosto 23, 2010

Sorvete de Banana!

Você já imaginou fazer sorvete com um único ingrediente, e um ingrediente saudável ainda? Pois é, dá certo!
A banana tem um pouco de um tipo específico de gordura que quando congelada e batida fica na consistência de sorvete. Só que é muito melhor, porque é uma gordura natural de fruta.

Então, dá próxima vez que você sentir vontade de tomar sorvete e não quiser colocar pra dentro uma caneca de gordura hidrogenada; da próxima vez que receber alguma visita intolerante à lactose, ou que não possa comer glúten; da próxima vez que quiser dar uma sobremesa pro seu filho / sobrinho / afilhado que não tenha açúcar; da próxima vez que tiver umas bananas beeem maduras largadas em casa, experimente essa receita.

Eu faço direto.....acabei de comer uma caneca desse sorvete, aliás! :)




Para uma caneca de sorvete você vai precisar de duas bananas nanicas maduras.


Descasque as duas bananas e pique em rodelas. Não importa muito a altura da rodela.
Coloque as rodelas num prato.


Leve as rodelas de banana para o congelador. Deixe congelar por pelo menos duas horas.



Tire do congelador e coloque no liquidificador ou processador de alimentos.

Conforme você for misturando a banana congelada no liquidificador ela vai "fugindo" para os cantos do copo, então você precisa parar algumas vezes para raspar as laterais do copo do liquidificador e colocar as bananas de volta no centro. Faça isso algumas vezes até obter uma massa mais homogênea.



Misturando por dois minutinhos e a massa já estará beeeem cremosa e ainda geladinha!


Está pronto!

Se você fizer com uma banana que não está totalmente madura talvez fique um gosto um pouco amargo....como um leve amargo de banana verde. Nesse caso o sorvete não está perdido, você pode adicionar à massa uma colher de sopa rasa de leite condensado ou chocolate em pó, ou creme de amendoin, ou nutella.

Veja o que seu paladar gosta mais e aproveite que a sobremesa é saudável, sem glúten, sem lactose e muito gostosa!

Eu peguei essa receita a um tempo atrás no site: thekitchn.com. Eles fizeram um concurso de culinária e essa receita concorreu.

Então, resumindo:
- descasque as bananas e corte em rodelas
- congele as rodelas por pelo menos 2 horas
- misture, misture e misture um pouco mais, no liquidificador ou processador de alimentos
- veja as rodelinhas virarem uma massa homogênea
- coloque numa caneca e BOA SOBREMESA!!





quinta-feira, agosto 19, 2010

Bolo de Cenoura!

Eu gosto de fazer bolo de cenoura porque é uma forma de conseguir que algumas pessoas comam “salada” ...hehehe. Sério, quando mais eu poderia imaginar meu marido comendo cenoura, e ainda repetindo?

Então, nessa semana me empolguei e fiz 3 bolos de cenoura de uma vez. Um aqui pra casa, outro para meu irmão levar pra casa dele e o terceiro para o pessoal do escritório.

Foi produção em série, e ficaram todos muuuito gostosos.

Então resolvi postar a receita para estrear o blog, com direito a fotinho de preparo e tudo.

Bom, o bolo pronto fica assim. A cobertura está caindo pra fora da travessa até.


Fazer é bem facinho. Você vai picar 3 cenouras médias e bater no liquidificar com 5 gemas de ovos e 1 copo de óleo de soja ou de canola (eu faço com óleo canola porque dizem que é mais saudável).



Bate esses três ingredientes no liquidificador, até obter um creme homogêneo.



Reserve.

Em outro recipiente peneire e mistura 1 copo de açúcar, 1 copo e meio de farinha de trigo, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de fermento em pó.



Misture o creme de cenouras e o composto de farinha e açúcar.



A parte, bata 5 claras em neve.

Misture as claras em neve com a massa já preparada. Misture delicadamente.



Você vai obter uma massa homogênea e bem laranja.



Coloque a massa numa forma untada com margarina e farinha. E leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 45 minutos.


A temperatura ideal e o tempo de cozimento dependem muito do forno de cada uma tem em casa. Mas nunca abra o forno antes de 30 minutos de cozimento.

Para saber se o bolo está bom, espete um palito de dente bem no meio dele, se o palito sair limpinho o bolo está bom, se o palito sair com massa grudada nele, então você pode assar o bolo mais um pouquinho.

Tire o bolo do forno e coloque a cobertura de sua preferência (eu fiz brigadeiro mesmo).

Prontinho. É fácil e fica uma delícia.


Receita:

- 5 ovos (separa as claras das gemas)
- 1 copo de óleo de soja ou de canola
- 3 cenouras médias picadas
- 2 copos de açúcar
- 2 ½ copos de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Em um liquidificador bata 5 gemas, com 1 copo de óleo e as 3 cenouras picadas. Reserve
Em outro recipiente peneire e misture a farinha, açúcar, o bicarbonato e o fermento.
Junte o creme de cenouras com o a mistura de farinha e açúcar. Reserve.
Bata as claras em neve e mistura delicadamente à massa.
Coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha, de preferência uma forma não aderente.
Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio, por aproximadamente 45 minutos.

Para a cobertura de brigadeiro você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de margarina
- ½ lata de creme de leite

Coloque o leite condensado, chocolate em pó e margarina numa panela. Leve ao fogo baixo e misture o tempo todo, até que a massa esteja homogênea, borbulhando e você consiga ver o fundo da panela.

Desligue o fogo e adicione a ½ lata de creme de leite, misturando.

Cubra o bolo com esse “molho”.

Bon apetite!!!!

sexta-feira, agosto 13, 2010

Comecei

Pois é, comecei um novo blog.

Já é a segunda vez que eu faço isso...dá primeira eu fiquei um tempo sem acessar e daí perdi o endereço e a senha do meu blog, escondi o blog tão escondidinho que nem eu consegui achar depois. Ele está perdido na galáxia online e nunca mais será encontrado...heheheh.

Não sei ainda qual será o tema principal desse blog.....eu queria mais um lugar para escrever meus pensamentos quando eles aparecessem!

Eu ainda tenho muito que aprender sobre a arte de bloggar....não sei como colcar fotos aqui, por exemplo. Mas vou me adaptando!! :)