terça-feira, dezembro 07, 2010

Bolo de Claras


REAPROVEITAR!!!

Sabe quando você faz um docinho, tipo Baba de Moça ou o bolo de nozes que eu já postei, e sobram as claras dos ovos sem utilizar. Pois é....eu estava com 12 claras que eu não ía usar, que sobraram de um recheio de bolo que eu fiz. Daí eu achei essa receita de bolo branco ou bolo de bolo, como diz meu marido, que usa só claras e não leva gemas! UM ACHADO!!!

E ela vai pra nossa sessão de REAPROVEITAR!!!
O melhor de tudo é que o bolo é facinho de fazer.
Eu fiz numa noite em que queria comer um docinho depois de um dia inteiro de trabalho mais duas horas na academia!! E coloquei cobertura de brigadeiro, pra enfiar o pé na jaca mesmo!! hehehehehe

Aí está a receita do Bolo de claras:

2 xicara farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
½ colher de chá sal
¾ xicara de margarina
1 ½ xicara de açúcar
1 ½ colher de chá de essência de baunilha
1 xicara leite
5 claras

Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira, bata a margarina em velocidade média por 30 segundos. Junte o açúcar, a baunilha e bata mais um pouco, até obter uma mistura cremosa e leve. Acrescente os ingredientes secos e o leite, alternando-os e batendo em velocidade baixa a cada adição, só para misturar.

Em outro recipiente, bata as claras em neve e acrescente-as à mistura anterior. Coloque na forma já untada e leve ao forno pré-aquecido (180.C) por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos e desenforme em um prato decorativo.


Fonte: O Grande Livro de Receitas de Cláudia

9 comentários:

  1. Nossa, como ele fica fofinho!
    Amei essa receita Lala.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adooro amiga sempre faço bolinhos com as claras que sobram, pois disperdiçar nunca, jamais, bem fofinho seu bolo adorei, a cobertura de brigadeiro foi o toque final que o deixou mais divino, parabéns, bj♥kas e boa noite queridona, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Olá Lala, venho agradecer a sua visita e conhecer o seu cantinho, olha gostei da sua sugestão para o aproveitamento de claras, ando sempre á procura de receitas para aproveitá-las...vou levar a receita comigo ok?
    Gostei e vou voltar mais vezes :)
    Beijocas.
    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer seu blog e já estou seguindo.

    Que bolo fofinho, que delícaia!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Lala!!
    Olha eu de novo! rsrrs
    Faça mesmo a pasta de leite em pó para você experimentar, ela é muito boa!
    As vezes eu uso até para cobrir cupcakes...
    Gostei do novo layout aí em cima...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que legal, também não conhecia nenhum bolo de claras, mas esta receita vou anotar porque parece delicioso e ótimo para quando sobrar claras né.
    Obrigada pela visita no meu blog, estou adorando suas receitas!

    Abraço
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lala,
    Quando me sobram claras, sempre fico na dúvida de qual doce fazer....também fiz um bolo de claras, e ficou delicioso, mas ainda não experimentei o famoso pudim de claras.
    O seu com essa cobertura está maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse bolo deve ficar muito leve. Com brigadeiro em cima... Difícil resistir, né?! Tudo bem, regime faz parte das resoluções de Ano Novo, dezembro é o mês de enfiar o pé na jaca mesmo, hehehe... Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  9. Lala, adorei esse bolo de claras.
    Nunca acertei o pudim e jogo tantas claras fora. que bom!
    bjs, adoro o seu blog.
    adir(gostosurasdadiza)

    ResponderExcluir

Olá

Vou adorar receber seus comentários sobre o post!

bjs,